Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

30 ao virar da esquina...

eNa passada 2ª feira tive um jantar de anos de uma amiga minha de faculdade. Fazia trinta aninhos, mas felizmente, não me pareceu muito incomodada com isso... O ano passado tive três amigas que fizeram trinta anos e andaram de neura com o assunto. Confesso que não percebo a razão da depressão dos 30... de tal maneira, que no meio de uma conversa sobre este assunto, em que afirmava convictamente que não me imaginava em baixo por causa disso, afirmei que iria fazer uma brutal festa de aniversário este ano. Há medida que a data se aproxima, começo a pensar no que é que irei planear, mas isso são dilemas para daqui a uns meses...

No ano passado, até a Telma, que sempre declarou que isso nunca a iria incomodar, teve uma depressão há medida que a data se aproximava. É claro que não foi só o fazer anos, mas isso, mais um emprego que neste momento não a satisfaz, mais a falta de vida amorosa e sexual, mandaram-na mesmo abaixo. Neste momento, ainda é acompanhada por uma psiquiatra. Mas está muito melhor. Perdeu peso, arranjou um gajo (e anda de mão dada com ele!! inacreditável!) e não mudou de emprego, mas arranjou uma postura mais zen. O arranjar um namorado, ela afirma que derivou de uma postura diferente dela... que bastou começar a ter uma postura mais divertida e confiante, lembrar-se que é uma pessoa divertida e inteligente, para um tipo que convivia com ela há anos, começar a reparar nela e terem-se envolvido. Isso e o não ter medo de arriscar... que era uma coisa que ela tinha muito.

Mas até pessoas com muitas razões para serem felizes, tiveram esta crise dos 30. A Tânia, com um casamento feliz, uma casa fantástica, o emprego é que é algo instável (é professora...), também andou muito em baixo por causa dos temíveis 30. Dizia ela que sentia que era um marco, um ponto em que havia o antes e o depois. Que estava a ficar velha.

Na mesma conversa, o Nelson, que como eu é da geração de 78 (grande colheita, essa!!), disse que também andava deprimido com essa perspectiva. Foi na altura que afirmei que isso não me afectaria. Até me gravaram a afirmar isso e tudo, para depois usarem contra mim!! Faltam pouco mais de dois meses... Tenho andado um bocado em baixo, mas não é por causa dos 30, directamente. É pela situação, algo caótica, em que está a minha vida... instável a todos os níveis: amoroso, financeiro, emprego, familiar...  excepto a saúde, sempre fui muito saudável! Daí, não me posso queixar, até costumo gozar com os meus amigos sempre engripados, a dizer que tenho um supersistema imunitário! E é claro, que com os 30 ao virar da esquina, estava a espera de ter a minha vida um pouco mais definida e estabilizada.

No entanto, acho que o que é mais stressante em fazer 30 anos, é sentir que a parte jovem da nossa vida ficou para trás... É claro que a juventude é um estado de espírito, mas é sentir que a escola, as loucuras da faculdade, a irresponsabilidade sem problemas, tudo isso ficou para trás... podemos sentirmo-nos jovens, mas somos adultos. E isso não há como alterá-lo e acho que é o mais deprimente em atravessar esta faixa etária. Mas isto, sou eu... com um enorme Complexo de Peter Pan!

 

sinto-me: pensativa
música: algo teen...
tags:
publicado por M. às 19:23
link do post | Estavas a dizer... | favorito
|
13 comentários:
De estrelaquebrilha a 9 de Fevereiro de 2008 às 22:42
Olha eu como sabes fiz 30 anos á pco tempo e n fiquei com depressão nenhuma, acho normal pelo menos para mim não mudou nada, mas deve mudar de pessoa para pessoa:)
bj e bom fds
De M. a 9 de Fevereiro de 2008 às 23:45
também acho... devo é estar rodeada de maus exemplos! :)
beijinhos
De xana a 10 de Fevereiro de 2008 às 00:04
Não vale a pena stressar por isso. É muito bom nós chegarmos a esta idade. EU nunca stressei, antes pelo contrário, fiquei satisfeita. Durante a casa dos 20, eu tinha a sensação que não chegava aos 30, e não conseguia ver a minha vida para além desta idade. Quando lá cheguei, percebi que afinal estava era a começar a viver como gente grande, que a vida começa aos 30. Daí para cá, e já lá vão quase 4 anos, tenho amadurecido, tornei-me mais mulher, mais confiante, e sei muito melhor o que quero desta vida. É certo que por agora esta vida não está grande coisa. Não sou totalmente independente (vivo em casa dos pais), estou desempregada( já quase a trabalhar de novo, iupy), não tenho namorado, apenas um grande amor que já não volta, mas, chegar ao 30 mudou por completo a minha visão da vida e do mundo, e não, nunca me deprimiu, antes pelo contrário. A única coisa que sinto passados estes 4 anos, é que agora todo e quelquer tempo conta, não podemos desperdiçar as voltas que o relógio dá.
Obrigado pelo prémio!
De M. a 10 de Fevereiro de 2008 às 00:19
Ainda bem que as coisas estão a mudar para ti.... :) e penso como tu... acho que as mulheres de 30 são o máximo!! Devemos ser mais seguras, confiantes, ser mais nós próprias... se quando for a minha vez, eu estiver com a neura, não te esqueças de me bater!! :)
beijinhos
De aespumadosdias a 10 de Fevereiro de 2008 às 00:32
Será um problema do sexo femenino? Tenho uma amiga que aos 30 disse que fazia 29 mais 1.
De M. a 10 de Fevereiro de 2008 às 00:36
Sim, isso sem dúvida...acho que bate mais nas mulheres que nos homens...talvez para vocês sejam os 40... mas repara, que tenho um amigo que também se sente afectado por isso... :)
De Nome de écran a 10 de Fevereiro de 2008 às 11:56
Mais um da colheita de 78!
De Tg a 10 de Fevereiro de 2008 às 12:42
Para mim não houve stresses a não ser mesmo na semana antes de completar 30 anos...quando fazemos o balanço das coisas que já esperávamos ter alcançado quando fizéssemos 30 e realizamos que nem todas estão conquistadas bate uma certa melancolia...mas nada de depressões...afinal tenho trinta...não é como se fosse morrer amanhã e tudo o que ainda não conquistei ainda vai a tempo de ser feito. Sou um bocado como tu, também padeço (muito) do síndrome de Peter Pan...apesar de saber que esse crescimento é inevitável...vai-se fazendo aos poucos em doses homeopáticas...até um dia acordar e realizar que alcancei o que me propus sem deixar inteiramente de ser eu...nem abandonar por completo essa meninice que me caracteriza.
Não custa nada..vais ver
Beijo
De Tg a 10 de Fevereiro de 2008 às 12:47
Hey...a safra de 77 também não é má e vá a de 79 também não (Mais-que-Tudo)...sim no meu núcleo familiar é tradição os Homens serem mais novos de pelo menos 2 anos...tal acontece com a minha mãe...com o meu irmão e como não poderia deixar de ser...(sim que eu sempre fui muito apegada à tradição)...comigo
Beijo
De Miss M a 12 de Fevereiro de 2008 às 10:21
Eu fiz 30 anos no ano passado (sim, sou de 77) e não me senti nada deprimida. Acho que o que acontece a muita gente é achar que aos 30 temos de ter a vidinha toda estabilizada. Mas se assim fosse, os anos seguintes seriam uma seca, não?
A verdade é que gosto mais de mim aos 30 do que gostava aos 20. A única coisa que sinto é que o tempo parece que passa mais depressa e sinto uma maior ansiedade em concretizar certos projectos (profissionais) para depois poder passar à concretização dos seguintes (pessoais).
No entanto, isso difere de pessoa para pessoa. A verdade é que não me vou divertir menos nem aproveitar tanto a vida por ter 30 anos - pelo contrário! Por isso, fazer 30 anos é uma razão para ficar feliz!
De M. a 12 de Fevereiro de 2008 às 20:38
Olá! Acho que expuseste muito bem um pouco aquilo que eu sinto... é mais a ansiedade de concretizar determinados projectos... Queria fazer e conseguir tanta coisa e parece que o tempo começa a ser pouco! Também espero ser como tu e gostar mais de mim aos 30 do que aos 20... :)
Obrigada pelo comentário, gostei muito.
beijinhos e vá, pronto, a safra de 77, também não está mal...
De coisas_de_gaja a 15 de Fevereiro de 2008 às 21:51
Os trinta trouxeram-me um amadurecimento fantástico. Passei a encarar a vida numa outra perspectiva, e não sinto aquela nostalgia do q ficou para trás. Aprendi a saborear bem melhor cada momento da vida, os momentos passados com a família e com os verdadeiros amigos.
De tuca a 17 de Fevereiro de 2008 às 15:34
Podes crer!!... 78, ganda colheita loll
Os 30 tão aí ao virar da esquina, mas com espírito jovem e mente sã, tudo o resto são pormenores .
Cumprimentos

Comentar post

.mais sobre mim

.Últimas...

. Eu quero, eu quero!!

. Quem é uma menina respons...

. É preciso ir-se ao médico...

. Estou a morrer...

. You are loved, don´t give...

. Sem comentários...

. Sem dúvida!!

. Regra básica: Os homens s...

. Cristovam Pavia

. Maio

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
15
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.História

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

contador de visitas
contador de visitas